Soluções Sustentáveis

em Engenharia Ambiental.

Oferecemos serviços especializados e simplificamos processos e promovemos a sustentabilidade para atender às necessidades específicas do seu negócio.


Licenças Ambientais

Simplificamos o processo de licenciamento ambiental, garantindo conformidade e sustentabilidade para o seu negócio. Descubra como podemos facilitar a obtenção de licenças essenciais.

Projetos Ambientais

Oferecemos soluções inovadoras e personalizadas para atender aos desafios ambientais do seu empreendimento. Explore nossas estratégias eficazes para um futuro mais verde.

Monitoramento Ambiental

Realizamos monitoramentos ambientais precisos para assegurar a conformidade e proteção ambiental contínua. Conheça nossas abordagens de monitoramento avançadas.

Consultoria Ambiental Permanente

Proporcionamos consultoria ambiental contínua para apoiar o desenvolvimento sustentável do seu negócio. Saiba como nossa expertise pode ser um diferencial constante.


Transformando
desafios ambientais
em soluções extraordinárias

Licenças Ambientais

Simplificamos o processo de licenciamento ambiental, garantindo conformidade e sustentabilidade para o seu negócio. Descubra como podemos facilitar a obtenção de licenças essenciais.

Licença Prévia (LP)/ Licença Ambiental Prévia (LAP)

A licença prévia é a primeira etapa quando se inicia um licenciamento ambiental. Por meio dela o órgão responsável analisa a localização e concepção do empreendimento, atividade ou obra, para definir sua viabilidade ambiental, definindo os requisitos básicos para serem cumpridos nas próximas fases do licenciamento.

Licença de Instalação (LI)/ Licença Ambiental de Instalação (LAI)

A licença de instalação é requerida após a aprovação da licença de prévia, e tem a finalidade de avaliar a instalação do empreendimento ou atividades, devendo seguir os projetos e programas apresentados ao órgão ambiental. Durante esta fase são instalados os equipamentos para controle ambiental.

Licença de Operação (LO)/ Licença Ambiental de Operação (LAO)

A última etapa do processo do licenciamento ambiental é a licença de operação, que autoriza o funcionamento do empreendimento e atividades, após a verificação do cumprimento de todas as medidas de controle ambiental e condicionantes estabelecidas nas licenças anteriores.

Licença de Operação de Regularização (LOR)

Indica-se a Licença Ambiental de Regularização para empreendimentos que foram instalados antes de 1998 e buscam autorização para operação de atividades já em funcionamento.

Dispensa de Licenciamento Ambiental Estadual (DLAE)

Em geral, a dispensa de licença é estabelecida para empreendimentos de muito baixo impacto ambiental. Esta definição varia de acordo com a regulamentação de cada órgão ambiental (municipal ou estadual).

Autorização Ambiental (AA)/ Autorização Ambiental (AuA)

A autorização ambiental está relacionada a aprovação da localização e instalação de empreendimentos, obras e atividade que possuem caráter temporário ou execução de obras que não são permanentes, que devem seguir os planos, programas e projetos apresentados aos órgãos ambientais.

Licença Ambiental Simplificada (LAS)

A licença ambiental simplificada é destinada para empreendimentos, atividades e obras de pequeno porte e com baixo potencial poluidor. Este documento aprova a localização, concepção e operação do empreendimento de acordo com as restrições estabelecidas pelo órgão e implementando os projetos e planos.

Licença Ambiental Simplificada de Regularização (LASR)

A Licença Ambiental Simplificada de Regularização aplica-se a empreendimentos ou atividades de pequeno porte, com baixo potencial poluidor, tenha sido instalada antes de 1998 e que necessita regularização quanto a situação ambiental.

AAT – Autorização Ambiental para Execução de Aterro

A Autorização ambiental para a execução de aterro deve ser obtida sempre que houver áreas de corte, de nivelamento ou aterramento de resíduos da construção civil (Classe A), assim como locais onde ocorre o beneficiamento destes resíduos. Para a obtenção da AAT é necessário a elaboração do Projeto de Corte e Aterro.

AFU – Autorização Ambiental de Funcionamento

A solicitação da Autorização Ambiental de Funcionamento (AFU) ocorre junto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) para atividades de baixo impacto ambiental, conforme Anexo II da Decreto Municipal nº 480/2018 e é realizado através do REDE SIM/ Empresa Fácil.

AEO – Autorização Ambiental para Execução de Obras

A Autorização Ambiental para Execução de Obras (AEO) é obrigatória para todos os empreendimentos localizados em Curitiba, listados no art. 10º do Decreto Municipal 1.819/2018. Exemplo: obras realizadas em Área de Proteção Permanente (APP) e Áreas de Proteção Ambiental (APA).

Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC)

A Licença Ambiental por Adesão ou Compromisso (LAC) é uma tipologia de licença ambiental utilizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A licença é emitida automaticamente, mediante envio de documentos necessários via internet.

Autorização de Supressão de Vegetação (ASV)

A autorização de supressão de corte é expedida pelo órgão regulador, sendo permitido a supressão de vegetação nativa, árvores isoladas em área ambiental ou agropecuário e aproveitamento de material lenhoso. Para o corte de árvores exóticas, tais como pinus, não é necessário realizar a solicitação de autorização.

Projetos Ambientais

Oferecemos soluções inovadoras e personalizadas para atender aos desafios ambientais do seu empreendimento.

Projeto de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE)

A Estação de Tratamento de Efluentes é necessária sempre que não houver rede de esgoto disponível na localidade do empreendimento e/ou quando não é autorizado o despejo do efluente específico sem tratamento prévio na rede coletora. A composição do tratamento vai depender do tipo do efluente e local de lançamento, ou seja, o sistema deve ser projetado baseando-se na composição do líquido, vazão, substâncias químicas, local de despejo (corpo hídrico, infiltração), entre outros.